SEO estratégico vs plugin SEO Yoast para WordPress

A internet é bem rica de conteúdos que falam sobre o plugin Wordpreess SEO Yoast afinal, ele é o mais famoso do mundo para sites WordPress. Não é raro deparar com algumas colocações solucionadoras (via plugin, simples, fácil e rápidas)… muito a partir desta fama pop star que o plugin possui. Pois bem, muita fama mas nenhum conteúdo para falar algumas verdades: o SEO Yoast não é SEO!

capa plugin seo yoast

Polêmico? Não! Vejamos…

Para quem não conhece, SEO Yoast é o plugin mais utilizado em sites WordPress que se diz ‘configurar’ (ou dizem por ele) o SEO do website. O utilizo como facilitador há alguns anos e, ao longo da atualização de cada versão, ele vem reduzindo cada vez a quantidade de funcionalidades na versão free. Mas isto é assunto para outro papo!

Para este papo aqui é esclarecer que este plugin é um facilitador de meia dúzia de coisas mas isso não é SEO, ok? Please, God!

Primeiramente precisamos compreender (e aceitar) que SEO é uma engenharia muito complexa e que está longe de ser resumida e todo calibrado através de alguns itens de menu (do SEO Yoast). E ainda mais grave: somente com fatores internos ao site.

O que é SEO?

Muito do SEO (para ser competitivo) vem de estudos externos, de compreensão dos concorrentes – como e por quê estes encontram-se melhores posicionados – e, estudos de comportamento de busca. Search Engine Optimization é um conjunto de análises, estudos, diagnósticos e (só então) por fim aplicações no site… para garantir que cada página do site tenha boa performance de carregamento. Afinal, sites pesados ou com tempo de carregamento elevados perdem valiosas posições para sites concorrentes de melhor desempenho. Gerenciar o ciclo de vida do site para que não possua URLs com erro, item que acarreta personalizações; É saber gerir a arquitetura de informação do site, suas categorias, textos e saber reformular sempre que diante de oportunidades de conquistar melhores posições nos resultados de busca; É saber a performance de cada página que compõe o site… principalmente as mais importantes para o negócio; É saber conduzir um plano tático de conteúdos, textos e palavras chave em conformidade com o segmento de negócio do portal e seus queridos concorrentes…

SEO é portanto ter o website muito saudável, sob diveeeeeeersos fatores para que seja plenamente compreendido pelos robôs de busca de modo a indexar cada conteúdo corretamente.

 

Uai, mas então para que serve o SEO Yoast?

Este plugin serve para facilitar a atualização dos títulos e meta description das páginas, posts e categorias. É um facilitador! Também auxilia a criar automaticamente o sitemap.xml do portal. Documento tão essencial; Também facilita configurar os parâmetros “no index” para quando você deseja não indexar determinada página e, a incluir os dados ‘share’ da página (aqueles dados que aparecem quando você compartilha uma URL).

Deste ponto em diante, o que é feito com sitemap do site que fora gerado automaticamente? A listagem das URLs e prioridade de indexação de cada uma estão corretos neste sitemap.xml? Como os títulos e meta description das páginas foram definidos? Houve uma análise externa de benchmarking para compreender quais mais relevantes para o site se sustentar e adquirir ranking orgânico?

É portanto, bom ter o plugin SEO Yoast instalado no site… melhor do que não ter nada. Mas SEO Yoast não é SEO, ok? SEO é uma engenharia bem complexa para se comportar só em um plugin (e/ou somente a itens internos ao site).

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Leia também: As 10 Ferramentas SEO gratuitas mais utilizadas em 2017


Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

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