O Google começou a substituir as tags de título em SERPs por outro texto relevante de uma página da web.

O Google está reescrevendo as tags de título para uma quantidade limitada de páginas nos resultados de pesquisa, muitas vezes substituindo o texto pela tag H1 de uma página.

Sabe-se que o Google ajusta os títulos nas SERPs fazendo pequenos ajustes, como anexar o nome de uma empresa ao final. Mas agora o Google está substituindo títulos por textos diferentes. Os SEOs começaram a notar isso em 16 de agosto, como evidenciado por tweets que mencionam uma reescrita “massiva” de títulos no Google.

A escala das reescritas de títulos é desconhecida no momento,

…mas é bastante difundida para que vários SEOs já a encontrem.

O que é meta title ou título de página para SEO?

<title> ou meta title em inglês, nada mais é do que o atributo de título de uma página web e de constante trabalho do profissional SEO. É um elemento vital para que uma página web seja acionada nos resultados de busca pelo Google. Geralmente, contém resumidamente uma chamada para o conteúdo da página e de bom uso de palavras chave para esta:

Exemplo das páginas do tênis Adidas, das Lojas Americanas.

o que meta title o que é titulo de página para SEO

Google está substituindo as tags de título pelo H1?

As evidências sugerem que o Google está puxando o texto das tags H1 para a maioria dessas reescritas. No entanto, há casos que se observam o Google substituindo o título de uma página pelo texto âncora de um link interno. Ou ainda, existem alguns casos em que o Google insere datas nos títulos.

google reescrevendo o titulo meta title das páginas

Em teoria, parece que o Google pode escolher pegar qualquer texto relevante de uma página e exibi-lo como o título em SERPs. Esse tem sido o caso das meta descrições (uma realidade há muitos meses), já que o Google pode ajustar dinamicamente a descrição nos snippets de pesquisa para corresponder melhor à consulta do usuário.

Uma Consultoria SEO americana sugere que esta atualização não se limita a um ou dois fatores. Em vez disso, supõe-se que o Google pode criar algoritmicamente qualquer texto para usar como título de uma página:

“Pelo que podemos ver, não há um fator envolvido com essa mudança, com uma abordagem algorítmica projetada para criar títulos melhores nos resultados de pesquisa do Google como um todo. Seja retirando o novo título de uma tag de cabeçalho ou efetivamente retirando-o do ar”.

Ele passa a apresentar evidências de que o Google substituiu um título por um texto encontrado em outra página de um site. Aparentemente, não há limite de onde o mecanismo de pesquisa pode puxar o texto do título.

Além disso, observa-se que, quando o Google reescreve um título, ele tende a ser mais curto do que o original. Isso sugere um esforço para melhorar a legibilidade e aumentar a relevância de um resultado.

Se isso for algo mais do que um teste ao vivo detectado no ecossistema orgânico, o Google deve notificar os SEOs sobre isso o mais rápido possível. Aposto que haverá pelo menos algumas perguntas sobre isso nas perguntas e respostas de sexta-feira com John Mueller do Google.

O que isso significa para os SEOs?

É impossível tirar qualquer conclusão sobre o Google reescrever as tags de título neste momento. O Google é conhecido por executar testes A / B em resultados de pesquisa ao vivo, então é possível que o que estamos vendo volte ao normal em um futuro próximo.

Por outro lado, podemos estar vendo os estágios iniciais de uma mudança permanente. Supondo por um segundo que seja assim que o Google lidará com os títulos em snippets de pesquisa daqui para frente, isso pode acabar sendo uma coisa boa para os sites.

O objetivo aparente de substituir títulos é aumentar a relevância para os pesquisadores. Se for esse o caso, um título mais relevante pode ser mais atraente para clicar.

Com relação ao quanto você deve estar preocupado com esta atualização, vou apontar para esta orientação de Mueller. Ele afirma que os títulos são importantes, mas sugere que não vale a pena enfatizá-los:

“Os títulos são importantes! Eles são importantes para o SEO. Eles são usados ​​como um fator de classificação. Claro, eles são definitivamente usados ​​como um fator de classificação, mas não é algo que eu diria que o tempo que você gasta ajustando o título é realmente o melhor uso de seu tempo. ”

Para valer a pena, não vi nenhum relatório de páginas com títulos reescritos caindo na classificação. Então, essa é uma boa indicação de que essa mudança não tornará o trabalho dos SEOs mais difícil.

Categorias: SEO

Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *