É o que sempre digo no dia a dia da Agência Canzar que, baixo tráfego nem sempre significa baixa qualidade mas sim, pode indicar critérios acumulados ao longo do tempo que fizeram com que algumas páginas pulverizassem sua participação como captador de visitas orgânicas e que precisam ser avaliadas, ponto a ponto.

John Mueller, do Google, respondeu a uma pergunta sobre o que fazer com páginas de baixo tráfego, com visibilidade de pesquisa e tráfego insatisfatórios. Ele reconheceu que pode haver problemas de qualidade, mas também observou que o baixo tráfego em si não significa que as páginas em si sejam de baixa qualidade. Ele oferece soluções sobre o que fazer com páginas da web que têm pouco ou nenhum tráfego de pesquisa.

John Mueller, do Google

John Mueller, do Google

O que fazer sobre páginas de baixo tráfego?

A pessoa que fez a pergunta estava preocupada com centenas de milhares de páginas da web indexadas, mas com visibilidade mínima de pesquisa.

Ele comunicou que talvez essas páginas não tivessem autoridade e perguntou se deveria desindexá-las ou canonizá-las porque estava preocupado com o índice de qualidade do site.

Como o Google trata as páginas de baixo tráfego em termos de qualidade?

Esta é a pergunta feita:

“Temos um site que possui uma arquitetura hub and spoke. Uma página central pode ser Eric Clapton e os raios são as guitarras que ele usa, e cada uma dessas páginas são relativamente pequenas. O valor deles vem de vídeos ou imagens incorporados com relativamente pouco conteúdo de fonte exclusivo.

Com o tempo, essas páginas se tornaram a maioria de nossas páginas indexadas, com bem mais de cem mil. Mas apenas um terço deles está obtendo tráfego por meio da pesquisa.

Já ouvi você dizer que, para afetar o índice de qualidade do seu site, estávamos considerando a desindexação dessas páginas … as páginas que não estão recebendo tráfego …

No entanto, também estávamos considerando canonizá-los.

Então, eu estava curioso para saber como o Google trataria isso do ponto de vista da pontuação de qualidade.”

O Google não possui um Índice de qualidade para pesquisa orgânica. Muitos na indústria de pesquisa e no Google discutem a qualidade do site. Páginas da web, grupos de páginas da web e sites inteiros podem ser considerados de baixa qualidade.

Mas o Google não tem uma “pontuação de qualidade” para os resultados da pesquisa orgânica. John Mueller afirmou este ponto importante. No primeiro ponto, abordou a questão do índice de qualidade observando que o Google não dá aos sites um índice de qualidade.

Mueller:

“Nós realmente não temos um índice de qualidade, nesse sentido.

Acho que é algo que vem do lado “do anúncio” (no sentido do Google Ads).

Então, isso é uma coisa para se manter em mente. ”

Como lidar com páginas da web de baixa qualidade

Em seguida, Mueller discutiu as diferentes abordagens para lidar com páginas que têm baixa visibilidade de pesquisa.

John Mueller continuou:

“Acho que há várias coisas em que pensar aqui.

Por outro lado, eu consideraria tomar algumas medidas se você achar que essas páginas são de baixa qualidade.

Agir pode ser algo como remover essas páginas, melhorar essas páginas, combinar esses tipos de páginas.

Qualquer coisa nesse sentido pode ser algo que você poderia fazer se essas páginas forem de baixa qualidade. ”

Baixo tráfego não é um sinal de baixa qualidade

Em seguida, John Mueller ofereceu a ideia de que a baixa visibilidade da pesquisa não é um sintoma de baixa qualidade.

A questão da baixa qualidade é boa, então é sempre útil ouvir o que John Mueller ou qualquer outro Googler tem a dizer sobre essa questão da qualidade da página e do site.

Mueller ofereceu os seguintes insights:

“Se essas são páginas que tendem a não receber muito tráfego, mas são realmente úteis por conta própria, eu não as consideraria necessariamente de baixa qualidade. Isso é uma coisa para se manter em mente.

Em alguns sites, as páginas que obtêm baixo tráfego muitas vezes são quase correlacionadas com a baixa qualidade, mas não precisa ser o caso.

Em outros sites, pode ser que muito tráfego vá para as páginas principais e as páginas finais são igualmente úteis, mas são úteis para um público muito menor.

Assim, elas quase não recebem tráfego.

Do nosso ponto de vista, esses sites ainda são úteis e de alta qualidade.

Eu não o removeria apenas porque não recebe tráfego. ”

Como corrigir páginas de baixa qualidade em escala

A seguir, Mueller discute a difícil questão de lidar com páginas de baixa qualidade em uma escala de centenas de milhares de páginas.

John Mueller responde sobre baixo trafego nao e baixa qualidade SEO

Mueller ofereceu estas sugestões:

“Com relação aos diferentes tipos de abordagens lá, quando eu pergunto às equipes de qualidade de pesquisa sobre isso, geralmente eles dizem que você deve apenas melhorar a qualidade de suas páginas. o que faz sentido …

Mas, ao mesmo tempo, se você está falando sobre centenas de milhares de páginas, isso é realmente difícil de fazer em grande escala.

Portanto, às vezes as pessoas optam por remover as páginas ou combiná-las.

O que se deve ter em mente ao usar uma página canônica para combinar páginas é que só levamos em consideração a página canônica.

Portanto, se você tiver uma página, por exemplo, sobre as guitarras de Eric Clapton e outra página sobre os sapatos de Eric Clapton, e disser que a página da guitarra é canônica para a página de sapatos, não teríamos essa página de sapatos ou qualquer de seu conteúdo em nosso indexe mais. Nós essencialmente nos concentraríamos apenas nas guitarras.

Portanto, se alguém estivesse procurando sapatos Eric Clapton, não seria capaz de encontrar essas páginas.

Então, isso é (meio que) com as diferentes abordagens, algo para se manter em mente, de modo que, em um caso como esse, o que eu faria é pegar o conteúdo da página que você deseja remover ou limpar e incluí-lo em tipo de uma página maior e torná-la mais forte.

E com isso você também está se certificando de que ainda tem esse conteúdo indexável em algum lugar. ”

Identificando problemas de qualidade e problemas de tráfego

De certa forma, essa questão era realmente sobre dois tópicos.

Um dos tópicos era sobre a qualidade do conteúdo. A outra preocupação era o tráfego de pesquisa.

Se separarmos a questão da “qualidade” da preocupação com as páginas sem tráfego de pesquisa, a resposta para a pergunta sobre o que fazer com as páginas se torna um pouco mais clara.

A pergunta é: “O que posso fazer para melhorar o desempenho dessas páginas na pesquisa?”

John Mueller do Google sugeriu combinar as páginas para criar páginas mais fortes dentre centenas de páginas mais fracas, se o conteúdo em si for útil.

Mas, claro, se o conteúdo for inerentemente inútil, é possível reescrevê-lo para torná-lo mais útil, livrar-se dele ou redirecioná-lo para uma página que tem um tópico semelhante, mas é melhor.

Assista ao vídeo: Páginas com baixo tráfego nem sempre são de baixa qualidade

Veja John Mueller responder à pergunta na marca de 40 segundos:

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Categorias: SEO

Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

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