Se você já considerou fazer um website alguma vez em sua vida, com certeza já ouviu falar da plataforma Wix. E se perguntar se Wix é bom para SEO ou não.

Plataforma bonita e fácil de usar, ela é super atraente para os usuários mais leigos — afinal, com ela é possível montar um website sem a ajuda de um profissional.

No entanto, se o seu objetivo é ter um site com um bom posicionamento nas ferramentas de pesquisa, a plataforma não é a mais indicada. Isso porque, no final de 2015, o Google desindexou sites desenvolvidos com o sistema Wix, o que resultou em enormes prejuízos aos clientes da plataforma.

Se você está perdido no assunto, fique tranquilo! Abaixo, iremos te dizer se o site Wix é bom para SEO e se vale a pena investir nele.

O que significa a desindexação?

indexação conteúdos on Google

Segundo o próprio Google, “a indexação é a forma mais eficiente de organizar e encontrar um arquivo numa base de dados. Para cada item, associa-se vários tags (palavras representativas) ou particularidades que permitam ao arquivo de ser identificado entre um grande número de itens”.

Na prática, isso quer dizer que será muito difícil (se não for impossível) encontrar um site que não seja indexado ao mecanismo de pesquisa. O problema com o Wix ocorreu no final de 2015, depois de uma atualização do Google.

A própria plataforma confirmou o ocorrido e garantiu que o problema foi resolvido. No entanto, ainda é muito difícil conseguir que sites feitos com o sistema Wix consigam posicionamentos favoráveis.

Por isso, quem deseja investir em estratégias de marketing digital para melhorar o posicionamento em mecanismos de pesquisa, devem optar por opções que sejam mais reconhecidas no mercado.

Afinal, o site Wix é bom para SEO?

imagem do fato que o google nao gosta do WIX

Se você busca por melhores posições perante buscadores, o site Wix não é uma boa opção. Abaixo, vamos te explicar o porquê.

A primeira coisa que você saber é que o sistema Wix trabalha com AJAX, que nada mais é do que uma linguagem de programação que apresenta um difícil rastreamento.

E porque o Wix trabalha com esse sistema? Bom, em 2009, o Google divulgou que seria possível indexar conteúdos publicados com a tecnologia AJAX — e na época isso parecia perfeito!

No entanto, com o tempo, percebemos que o fato do Google possibilitar a indexação de conteúdo através dessa tecnologia não queria dizer que sites como Wix apresentariam um bom resultado. Isso acontece porque a ferramenta de pesquisa precisa ler diversos mecanismos do seu site — como o layout, os arquivos JAVA e CSS — para classificar a qualidade de uma página.

O problema é que as páginas publicadas pelo Wix não seguem esses e outros padrões de qualidade estabelecidos pelo Google. Por isso, mesmo sendo possível rastrear o sistema AJAX, ele fica BEM atrás de seus concorrentes. Aliás, existem diversos testes na internet onde é possível perceber que, muitas vezes, o Google não chega nem a encontrar páginas Wix.

Por isso, mesmo que contrate um bom trabalho SEO, ele será pouco eficiente nos resultados, no ranking do seu site e nas buscas Google de forma geral se, você não investir em uma plataforma correta.

Antes de fazer qualquer escolha, procure um profissional capacitado. Ele poderá te fornecer as melhores estratégias para que a otimização realmente dê resultados. Em caso de dúvidas, conheça nossa agência de Marketing Digital e SEO.

 

No todo, se pretende desenvolver um site Wix por ser gratuito – e esta é a realidade atual para você ter seu primeiro site, prefira o WordPress (também gratuito) ao Wix. 😉

 

Leia também: WordPress – 5 itens que você precisa saber agora mesmo

Categorias: SEO

1 comentário

Vanessa · 3 de outubro de 2017 às 16:05

Adorei o texto. Ele me ajudou a tomar uma decisão muito importante.
Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *