Muitos são os desafios para quem possui ou deseja abrir uma loja virtual. Empreender nesta área vem transformando o mercado online em um oceano cada vez mais competitivo e um dos primeiros desafios que um e-commerce tem pela frente e você logo ouvirá é o “SEO”.

foto de capa do post 5 dicas SEO para seu ecommerce

Ter os parâmetros SEO do seu website configurados com qualidade, de modo a se tornar competitivo e obter autoridade pode significar a chave do seu sucesso… Confira algumas dicas abaixo:

 

1. Título e termo de pesquisa do produto

É muito importante que o cadastro seja feito da forma mais completa e descritiva possível. Ter uma descrição completa envolve desde o título do produto até sua descrição. Desafie-se a pensar com a cabeça do cliente e monte um título da maneira como ele procuraria pelo produto X. Por exemplo: Seu produto chama-se “Blusa de moletom”, mas seu cliente o procura como “Casaco de moletom” ou “Jaqueta de moletom”. Utilize-se portanto da nomenclatura e termos que o cliente pesquisa e trilha até chegar em seu site e produto. Errar na nomenclatura pode significar vasta perda de relevância e conversão. Pense como cliente! Utilize-se de ferramentas ou agências profissionais para te assessorar em definir o termo título mais adequado para cada produto.

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2. Descrição do produto

Ao procurar por um produto X ou Y, desejamos captar e esclarecer o maior volume de informações possíveis até tomar a decisão de compra. Sanar a maioria das nossas dúvidas e, quando um e-commerce o faz de forma eficaz, as chances de conversão aumentam exponencialmente. Altura do produto, largura, espessura, peso, embalagem, ter um texto vendedor, imagens mostrando os detalhes do produto com clareza para que você possa já permitir e criar uma experiência do cliente com seu produto, incentivando ao máximo a tomada de decisão de compra!

Sites como Mercado Livre e Yahoo Respostas são vastas fontes que você pode utilizar como pesquisa e planejar uma boa e completa descrição de produto. Verifique por lá as dúvidas mais comuns que os clientes comentam: “Como montar”, “Vem com parafuso?”, “Qual peso do produto”, “O produto X é isso, é aquilo…?” dentre outros insights que te ajude então a montar uma descrição melhorada para seus produtos! Que tal?

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3. Vídeo produto

Além de fotos com detalhes do produto citado acima, o vídeo tem uma das funções mais sensíveis e potentes pois é através dele que o cliente pode “experimentar seu produto”. Ver o tamanho real do produto em um ambiente, vê-lo de todos os ângulos e visualizar uma pessoa o manuseando faz do vídeo uma forte mídia motivadora de compra. Sabemos que o desenvolvimento de um vídeo para cada produto de um e-commerce é muito trabalhoso, mas tente listar os produtos mais vendidos e comece o plano de ataque! E monitore os resultados!

 

4. URLs amigáveis

Uma das premissas essenciais de um bom site! NÃO ter URLs amigáveis significa não estar disputando corretamente com seus concorrentes… Te colocando efetivamente em uma das últimas posições dos mecanismos de busca. Se sua loja virtual não possui urls amigáveis, corra! Corra muito, ou ligue para nós, uma Agência de SEO e Marketing Digital, que poderemos ajudar!

 

5. Organize as categorias conforme o cliente as entendem e buscam

Assim como o título dos produtos deve seguir a maneira (nomenclatura) e os termos que o próprio cliente busca… organizar as diversas categorias segue essa mesma lógica! É de certo um pouco mais complicado e trabalhoso, mas influencia nos resultados e na forma de navegação que seu e-commerce impõe aos clientes. E como ele se relaciona com seu website! Isso pode ser simples e intuitivo, ou realmente uma teia de aranha que pode expulsá-lo!

 

Lembre-se! Ter os parâmetros SEO do seu website configurados com qualidade, de modo a se tornar competitivo e obter autoridade pode significar a chave do seu sucesso…

Para melhorar suas vendas e obter melhores resultados de busca recomendamos que contrate uma agência SEO ou consultoria que possa identificar os pontos de ataque mais emergenciais e montar um plano de ação e performance da sua loja nas buscas. E, boas vendas!

Gostou? Compartilhe esse artigo e até a próxima!


Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

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