Como melhorar seu ranking no Google?

Separamos para você os principais pilares de como melhorar o posicionamento no Google. Primeiramente é importante compreender como funciona o maior mecanismo de busca do mundo. Vejamos…

 

 

Jogo rápido: Como funciona o Google?

O motor de buscas Google funciona a partir de um algoritmo matemático composto por mais de 200 fatores em que, afere os sites do mundo inteiro e os classificam em ordem de “melhor qualidade” frente a cada busca que realizamos.

Este é o ranking Google e quer dizer que, somente sites saudáveis nestes diversos fatores (do algoritmo) tornam-se competitivos a ponto de compor os melhores resultados orgânicos: a primeira página Google, os melhores em SEO. Agora, entenda como melhorar posicionamento no Google!

como funciona google

Como se faz SEO?

Um projeto SEO é o esforço em resolver os problemas de um website, corrigindo-os dentro das diretrizes internacionais Google tão quanto é o ato em elaborar ações estratégicas para tornar o site saudável e extremamente competitivo frente a seus principais concorrentes.

Quase à todo tempo, o SEO visa melhorar seu próprio ranking e ultrapassar seus concorrentes para cada produto e/ou serviço. Isso se dá frente à estas correções, adequações e melhorias em cada página.

Resumidamente, o esforço SEO para um site é desenvolvido sob estas etapas de:

construir ranking google

1. Palavras chave

Compreender e estudar as palavras chave apropriadas para cada objetivo de vendas, conversão ou aumento das visitas.

As palavras chave podem ser fixas (com nome do produto/serviço core bussiness, segmento de negócio,  etc) ou podem ser também compostas por grupos de keywords sazonais. Tais como datas comemorativas (Dia das Mães), eventos (Black Friday, Rock in Rio…), dentre outros de modo que sustentem um planejamento SEO delineado para tal calendário.

Montar um bom planejamento de keywords é essencial para inserir o site nas buscas, de modo qualitativo. Estar na primeira página para suas principais palavras e expandir sob as demais keywords.

 

2. Benchmarking

Análise de concorrentes! Um dos pilares mais importantes para desenvolver um bom trabalho e colher resultados de alto impacto.

Compreender e estudar cada concorrente é vital para o sucesso das aplicações no site e tornar o site competitivo, de melhora no ranking Google. Invista tempo avaliando os pontos fortes SEO de cada player, sua autoridade, conteúdos, quais melhores páginas nos primeiros resultados, o que gera tráfego orgânico para estes, etc. Capriche ao analisar o SEO dos seus concorrentes!

 

3. SEO On-Page

Tudo que temos controle. SEO on-page diz respeito às otimizações dentro do nosso próprio site. Série constante de implementações para regularizar o site e torná-lo competitivo no mundo das buscas e, a cada atualização do algoritmo Google que, ora impacta o ranking levemente, ora traz grandes impactos no ranking dos sites do mundo inteiro até que se enquadrem às diretrizes atualizadas deste algoritmo.

Elabore um plano de ação e em ordem de prioridade para otimizar o seo on-page do seu site. Dos principais compostos por:

  • Ter URLs amigáveis
  • Corrigir URLs com erro 404, 502…
  • Atualizar o <TITLE> das páginas
  • Atualizar o <META DESCRIPTION> e escrevê-los bem persuasivos
  • Erradicar imagens sem atributo <ALT>
  • Conferir e/ou implementar corretamente o sitemap do site
  • Conferir e/ou implementar corretamente o robots do site
  • Conferir e/ou corrigir performance de carregamento do HTML das páginas
  • Reduzir o peso de carregamento das páginas
  • Avaliar os textos, implementando melhoria textual e com boas práticas Google
  • Elencar quais são as páginas com melhor desempenho orgânico e, otimizá-las em melhoria
  • Elencar quais são as páginas de maior taxa de rejeição orgânica e, otimizá-las corretivamente
  • Elaborar estudo de comportamento de busca, para levantamento das keywords
  • Elaborar estudo das palavras chave mais relevantes no seo on-page dos concorrentes
  • Estruturar plano de crescimento orgânico e de conteúdo para conduzir construção de backlinks
  • Montar relatórios periódicos avaliando resultado de cada implementação
  • Montar a estratégia SEO para o site, definir prazos e metas!

Dentre outras diversas ações para evoluir constantemente com o site nas buscas e, em cada uma de suas páginas…

 

4. SEO Off-Page

Otimizações SEO off-page e construção link building. Os backlinks (ou link building) é a quantidade de sites externos que geram tráfego para dado portal, que foram incentivados pela empresa ou espontâneos (engajamento com conteúdo).

Quando um portal “linka” para determinado website, eles compartilham “link juice” que, quando o website de origem, detém autoridade relevante, esse formato de “rede” (assuntos e portais afins que se linkam entre si) tornam-se um dos fatores relevantes no ranking Google.

O site da Apple Brasil por exemplo, detém importantes backlinks – sites com boa autoridade que geram tráfego para seu próprio site. E assim se dá para sites e/ou empresas menores também.

 

 

luvas de boxe

5. Analisar Resultados

SEO é batalha constante de análises, métricas e tomadas de decisão ponto a ponto. Afira bem de perto cada melhoria, monte relatórios SEO periódicos para atuar no site de forma mais estratégica possível numa linha de tempo.

 

6. Otimize Resultados

Resultados SEO nunca são estáticos ou detém pódio inatingível. A todo tempo, diversos fatores podem impactar em cada conquista atingida e, através de otimizações constantes é que são potencializadas os alicerces SEO do site para não perder tão facilmente qualquer resultado nas buscas – geralmente atingido com muito trabalho e suor.

Otimizar resultados constantemente é o caminho para construir o portal mais forte, a cada movimento SEO.

Crescimento SEO - ano sobre ano (YoY)

Crescimento SEO – ano sobre ano (YoY)

 

7. Contrate especialistas

Inicialmente, você pode até ir buscando dicas SEO na internet para aplicá-las no seu site e fazer melhorias pontuais mas, se você detém metas de crescimento para sua empresa/negócio e isto se dá fundamentalmente através da internet, é efetivamente um profissional SEO quem construirá uma estratégia SEO completa e de alto impacto para sua presença online.

Priorize seu SEO mais cedo possível, pois, quanto mais breve iniciado, mais breve obterá resultados e aumento da sua autoridade / e page rank. Sua participação qualificada e competitiva nos resultados de busca é de certo o ponto forte de grandes, médias e pequenas empresas para sua longevidade no mercado.

Converse melhor com uma Agência SEO e Marketing Digital e compreenda melhor esta trajetória se sucesso.

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Leia também: SEO para pequenas e médias empresas: vale a pena?


Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

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