SEO não é tarefa fácil para qualquer empresa, de qualquer porte. Mas o SEO é especialmente complicado quando você não tem tempo, dinheiro e possui recursos limitados.

Para pequenas empresas, muito se resume a uma grande pergunta: Como melhorar minha participação e ranking nas buscas, sem pagar link patrocinado?

Atingir as melhores posições Google/classificações orgânicas não acontecem do dia para noite.

No entanto, existem pelo menos 11 coisas das quais você pode se concentrar para começar a  movimentar o SEO para sua PME.

 

dicas seo pequenas empresas

Este checklist SEO ajudará você a priorizar as tarefas de SEO.

Que, inclui:

O que abordar
Por que SEO é importante?
Quais ferramentas usar
Seu compromisso com tempo envolvido.

1. Demonstre quais problemas sua empresa resolverá para os clientes

Antes de entrar no SEO, você deve primeiro entender a natureza do que sua pequena empresa oferece aos seus clientes.

Você deve deixar claro em seu website quais serviços e soluções sua empresa fornece. Além de um layout bonito será preciso avaliar como um cliente leigo compreenderá seu site e a ordem de leitura dos conteúdos. Valide este cenário inúmeras vezes até perceber que ele está contemplativo e fornece todas informações de forma clara e intuitiva. Lembre-se que seu website é seu melhor cartão de visitas.

2. Corrija problemas técnicos de SEO

O site da sua pequena empresa pode parecer extremamente saudável pelos aspectos externos. Ótimo layout, gráficos, cores e fontes.

Mas, se houver problemas técnicos internos, isto, de certo, afetará seu ranking e tráfego a partir das buscas.

Antes de embarcar em uma campanha de conteúdo ou link patrocinado, invista tempo corrigindo sua base.

Você precisa de uma estrutura de website sólida para que os mecanismos de pesquisa possam rastrear e indexar corretamente suas páginas na web.

Alguns dos problemas técnicos mais comuns de SEO têm a ver com:

  • Performance de carregamento e qualidade de código HTML
  • Conteúdo duplicado
  • Links quebrados
  • Uso indevido de elementos canônicos de links
  • Páginas não otimizadas

E, para mais informações sobre como auditar um site, corrigir suas penalizações Google e melhorar seu ranking… cogite ter uma Consultoria SEO.

Enquanto isto, você desbravador, indicamos essas ferramentas para usar: SEMRush, Google Search Console, GT Metrix, Siteliner e Screaming Frog.
Envolvimento no tempo: Alto

3. Otimize suas páginas

A otimização dentro das páginas é mais do que apenas colocar palavras-chave nesta page.

Você deve desenvolver conteúdo de qualidade que seja adequadamente estruturado usando características naturais para as palavras-chave específicas.

Use todas as oportunidades razoáveis ​​(ou seja, não spam) para adicionar suas palavras-chave específicas adequadamente ao seu site, nicho e segmento de negócio.

Caso contrário, você está perdendo sinais de classificação importantes.

Em outras palavras, o que está ao seu alcance, a otimizar em seu website geralmente são os:

  • Título de página
  • Meta descrição
  • Conteúdo corporal, densidade textual das páginas.

 

Ferramentas para usar: SEMRush, SpyFu, Google Search Console.
Tempo envolvido: Alto

4. Crie e Otimize seu Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio deve ser um ponto focal para qualquer pequena empresa. É grátis e, de repente, pode causar um grande impacto.

Certifique-se de preencher o máximo dos campos possíveis e inclua fotos e vídeos para aprimorar sua listagem.

Sua seleção de categoria é super importante. Certifique-se de escolher as categorias corretas para o seu negócio.

Se você quiser ficar mais avançado com o Google Meu Negócio, reserve um tempo para criar perguntas e respostas.

O que isso significa?

Nos resultados da pesquisa local, agora existe uma seção onde as pessoas podem fazer perguntas e obter respostas.

Como uma pequena empresa, é importante que você fique por dentro dessas questões. Crie suas próprias perguntas e forneça as respostas.

Cadastre e veja como essas perguntas aparecem em resultados locais.

Ferramentas para usar: Google My Business
Tempo envolvido:  Baixo

5. Descubra o que os concorrentes estão fazendo e faça melhor

Os concorrentes nas buscas podem ser diferentes dos concorrentes em sua área local.

Para fins de SEO, temos geralmente maior preocupação com os websites que estão aparecendo nas cinco ou dez primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google para as palavras-chave segmentadas. Estes são os concorrentes que você deseja analisar em prioridade.

Ao fazer uma análise competitiva, use estudos e análises estratégicas para descobrir:

  • O que esses sites estão classificando para com as keywords que são suas core business
  • Quantas páginas eles indexaram
  • Qual estrutura deste site concorrente?
  • E, qual a qualidade de seus backlinks (se os teem)
  • Além disso, sabemos que a velocidade da página é um fator no algoritmo de classificação do Google. Então, vamos cuidar do nosso desempenho interno e qualidade do servidor.

Portanto, um profissional SEO será capaz em dizer como está a saúde (interna) do seu site antes mesmo de pensar em competir com “alguém”.

Uma das premissas mais importantes é saber nossas próprias fraquezas e saber tão quanto, o ponto fraco dos adversários (nas buscas).

Tempo envolvido:  Alto

6. Gerencie a listagem e citações das empresas locais

Além do Google Meu Negócio, você precisa controlar a precisão dos dados das empresa locais.

Consistência e olhar voltado à oportunidades são cruciais.

Certifique-se de que as informações da sua empresa são consistentes e precisas. Listagens de empresas locais e citações (por exemplo, menções on-line de uma empresa) podem ajudar a melhorar sua presença local, fazendo disto uma oportunidade.

Sites para avaliar: Reclame Aqui, LoveMondays e sites que automaticamente cadastram dados online de empresas da sua região.

Tempo envolvido: Baixo

7. Obtenha links de sites da sua região

A maioria dos pequenos empresários nunca pensa em links.

No entanto, conseguir links para seu site pode ajudar a melhorar sua autoridade de domínio.

Isso, gradativamente significa melhora no ranking Google.

Aqui, o esforço é grande, exige sugerir conteúdos, criar conteúdo, entrar em contato com sites de interesse, listar estes sites para entrar em contato.

Links locais, essencialmente, seus backlinks locais, são importantes formas de envolver a comunidade ao entorno do seu negócio, educá-la, esclarecer dúvidas e conduzí-la até seu website. Isto, aquém dos benefícios SEO.

Ferramentas para usar: Majestic, Ahrefs, SpyFu
Tempo envolvido:  Alto

8. Adicione Shema

A marcação do esquema envia sinais aos mecanismos de pesquisa sobre os componentes da página, como:

Nome da empresa.
Endereço.
Número de telefone.
Classificações
Horário comercial.

Isso conduz a rich snippets nas SERPs/resultados de busca.

Confira o esquema para empresas locais aqui: https://schema.org/LocalBusiness

Ferramentas para usar: Ferramenta de teste de dados estruturados do Google
Tempo envolvido:  Médio

9. Concentre-se em obter comentários

Até os mais leigos usuários na internet estão condicionados a procurar opiniões antes de efetuar uma compra.

As avaliações foram um dos principais fatores de classificação de pesquisa local em 2017, de acordo com o Guia local de SEO.

Além disso, você pode melhorar suas conversões dedicando-se a obter avaliações e comentários de seus clientes.

As plataformas podem ajudar você a organizar e gerenciar uma campanha de revisão.

Ou você pode simplesmente incentivar os clientes a deixar avaliações nos principais sites de avaliação on-line.

Tempo envolvido:  Alto

10. Crie vídeos e imagens para palavras-chave competitivas

Sites precisam de conteúdo, o que significa palavras, para que os mecanismos de busca entendam o que são.

O conteúdo vai além das palavras e deve incluir imagens e vídeos.

Na verdade, se você está lutando para aparecer em palavras-chave competitivas, por que não tentar um vídeo ou uma imagem adequadamente otimizados?

Este é um ponto que Gary Illyes, da Google comentou: “Exponha-se com vídeos e imagens otimizadas. Otimize suas mídias!

Ferramentas para usar: Keywordtool.io, SEMRush, SpyFu
Tempo envolvido:  Alto

11. De Início, misture Links Patrocinados com Orgânico

Se você está apenas começando com SEO, pode demorar um pouco para ver os resultados.

SEO é um grande jogo a longo prazo, mas às vezes você precisa começar a gerar leads imediatamente. É aí que a pesquisa paga pode realmente ajudar.

Enquanto você está construindo o seu trabalho de SEO, você pode reservar um orçamento para os anúncios, para que você possa manter os leads/contatos/ligações entrando.

Mesmo depois de ter um fluxo constante de tráfego orgânico para o site, estar avançando em melhorar a autoridade do seu domínio, Autoridade das Páginas e melhorando participação nas buscas com suas keywords, você pode considerar a possibilidade de executar uma campanha de links patrocinados em paralelo.

O mais importante aqui é mensurar suas conversões. Entender o retorno sobre o investimento.

O tráfego orgânico é o tipo de tráfego dos mais qualificados dentre todas demais fontes de tráfego na web. Já o tráfego pago (com anúncios que não sejam elaborados por Especialistas em Marketing), não.

É necessário portanto, ter campanhas de anúncios e as páginas de pouso super calibradas para que você não jogue dinheiro fora (e enriqueça mais a empresa Google).

Ou seja, você pode estar pagando com anúncios, em média 1 real por clique, sem que obtenha as conversões desejadas (que a pessoa ligue para sua empresa, solicite um orçamento no site, realize uma compra, captação de leads, etc).

Leia também o artigo “Não se torne refém do Adwords”.

 

Ferramentas para usar: Ferramenta do Planejador de palavras-chave do Bing Ads, Keyword Planner.
Tempo envolvido:  Alto

Conclusão

Esta lista tem por objetivo fazer você empreendedor/empreendedora a refletir aspectos da internet e principalmente frente à negócios locais de como as buscas são importantes.

Os resultados SEO não virão do dia para noite. Um proceso de contrução de autoridade, faz com que os mecanismos de buscas gradativamente reconheçam seu site como bom resultado de busca. Para isto, seu site precisa estar otimizado, através de um projeto SEO, Consultoria SEO ou, de imediato, seguir dicas SEO para seu site.

Você não deveria se tornar refém do Google Adwords, começando a pensar no SEO do seu site desde o primeiro momento.

Monitore seus concorrentes locais e aprenda com eles!


Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

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