Google Adwords: Como funciona, o que é e como usar!

Quando falamos de sucesso online é impossível ignorar o poder dos links patrocinados — forma de publicidade utilizada nos motores de busca. Nesse sentido, é essencial conhecer como funciona o Google Adwords.

O fato é que muitas pessoas já ouviram falar sobre ele, mas muitas ainda possuem dúvidas sobre seu funcionamento. Pensando nisso, separamos um post completo para você entender para que serve e como funciona a ferramenta! Confira!

 

O que é Google Adwords?

O AdWords nada mais é do que uma plataforma de publicidade do Google. Neste serviço, os anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando algum usuário realiza uma busca, seja em computadores ou celulares.

Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa e também em sites parceiros. O que vai fazer o seu empreendimento aparecer é a utilização correta de palavras-chave, analisar seus concorrentes e público alvo. Os anúncios Adwords são exibidos no topo dos resultados de busca, lateral da página e também ao final da página. Veja um exemplo de um anúncio Adwords no topo:

como funciona o adwords

Hoje, o AdWords é a principal fonte de renda do Google. Em 2011, por exemplo, a ferramenta gerou 96% de todo o faturamento da empresa, que foi cerca de 37,9 bilhões de dólares. Esse rendimento deixa claro que todos os empreendimentos do mundo já entenderam a importância de investir na plataforma de publicidade.

Afinal, é a sua oportunidade de aparecer para a pessoa certa e no momento certo. Por isso, o Adwords é uma excelente opção de investimento para quem deseja promover o seu serviço ou produto de forma direcionada, segmentada e mensurável.

 

Como funciona o Google Adwords?

Basicamente, há duas formas de anunciar no Google Adwords. São eles:

1. Rede de pesquisa

rede de pesquisa adwords

A Rede de Pesquisa do Google Adwords é formada pelos resultado de busca e também por meio de anúncios que aparecem em sites parceiros. As publicações patrocinadas são exibidas em posições de destaque nos resultados, normalmente nas 4 primeiras posições.

Além dos motores de busca, também fazem parte da Rede de Pesquisa os anúncios que aparecem em portais parceiros. Quem nunca pesquisou um produto e depois ficou vendo ofertas relacionadas e ele em outros sites? Pois é, aqueles anúncios pertencem ao Adwords.

 

2. Rede de Display

A Rede de Display é formada por diversos sites de vários segmentos, incluindo os específicos do Google (como o Youtube e Gmail). Aqui, é possível criar todos os tipos de anúncios: textos, fotos, gráficos, etc.

Ao anunciar na Rede de Display, a empresa poderá alcançar uma ampla gama de clientes com diversos interesses e em momentos distintos do clico de compras.

Para você entender melhor como funciona, imagine que uma pessoa pesquisou sobre como escolher o papel de parede ideal para o quarto do seu filho. Por meio do Google, encontrou um blog com algumas dicas. Nele, havia um banner de uma loja especializada em papéis de paredes. Essa loja escolheu anunciar na Rede de Display.

Os dois tipos de anúncios (Rede de Pesquisa e Display) possui vantagens e desvantagens. O primeiro, por exemplo, permite que o produto ou serviço seja exibido para pessoas interessadas nele. Já o segundo, possibilita selecionar os assuntos da página ou em qual sites a publicidade será exibida.

Para que o Adwords traga resultados, é necessário que os anúncios tenham qualidade e estejam com as palavras-chave corretas – que você saiba definir seu público alvo e compreender seus principais concorrentes. Bem, resumindo como o Adwords funciona, temos os steps:

1. Planejar as palavras chave

Para montar uma campanha de anúncios, é primeiramente preciso elaborar o planejamento das palavras chave de produtos e serviços que serão anunciados;

Este planejamento das leva em consideração fatores como concorrência das palavras, que fazem com que sejam mais baratas ou mais caras, definição das melhores palavras para cada um dos objetivos, compreensão e estudo de comportamentos de busca para que os anúncios reflitam a realidade nas buscas Google (como as pessoas fazem determinada busca) para que o índice de qualidade de cada anúncio (CTR) seja eficaz!

2. Analisar concorrentes e público alvo

Munidos com as palavras chave, partimos para o estudo e compreensão do seu público alvo (não necessariamente nesta ordem) e analisar os principais concorrentes!

Assim, com estes dados todos em mãos (keywords, concorrência por palavra, volume e intenções de busca, público alvo, localizades de interesse para cada anúncio e etc), as campanhas são montadas passo a passo no painel da sua conta Adwords;

3. Passo a passo Adwords

Quais são estes passos? Vários! Crie uma conta gratuita no Google Adwords com seu email GMAIL e… já no Adwords, o passo a passo resumido para criar um anúncio eficaz é: Implementamos cada campanha de anúncios segmentando-as corretamente > configurando grupo de palavras chave, quais cidades e/ou raio a exibir os anúncios > definir qual budget ou para quais dispositivos exibir (desktop, smartphones ou tablets) mais rentável para seus objetivos > define-se e se configura as ‘palavras negativas‘ (para quais buscas/palavras determinado anúncio não seja exibido >  Escrever cada grupo de anúncios de forma persuasiva e competitiva frente à seus concorrentes respeitando os limites de caracteres da ferramenta > Montar e implementar o plano das extensões para cada anúncio (que podem ser extensões para ligar para empresa, uma frase promocional, de frete grátis e similares que atraiam atenção e sejam facilitadores junto ao anúncio) > Integrar as campanhas do Adwords com o Google Analytics (e/ou validar este item em funcionamento correto) > Taguear as URLs e/ou campanhas para poder analisar os resultados de cada anúncio no Google Analytics…. Ufa, em outros pontos mais!

Por fim, defina quanto gradativamente investir e coloque a equipe para trabalhar! Até a próxima 😉

Leia também: SEO vs Adwords? Entenda qual é o melhor para você

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Categorias: Marketing

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