Dedicar-se ao planejamento estratégico do Marketing de Conteúdo é essencial para qualquer empresa que tem como objetivo seu crescimento. Afinal, explorar os desejos e as dores é fundamental para atrair e reter clientes.

E o primeiro passo na elaboração de um plano consistente, é estudar o mercado e os consumidores, para que seja possível responder perguntas importantes como:

Quem é seu público?

O que ele quer e necessita se informar sobre?
Quais são as dúvidas em relação às soluções que o seu negócio oferece?
Como as respostas para esses questionamentos serão apresentadas através das etapas do funil e da jornada do cliente?
Como gerar interesse pelo serviço/produto da sua empresa através da exploração do problema/desejo?

E além de definir bem o que será oferecido ao público através do marketing de conteúdo, é preciso definir os objetivos que se pretende alcançar com o plano estratégico.

Isso não só te ajudará a organizar bem o calendário de ações (o que postar, onde e como divulgar) como também a compreender o que funciona e o que não e por qual caminho você deve seguir para obter bons resultados.

Agora que você já entendeu o básico do planejamento, confira as 6 dicas infalíveis para aplicar o Marketing de Conteúdo de forma estratégica para sua empresa.

Divulgue seus cases de sucesso

Os estudos de caso são excelentes para dar valor real ao seu produto/serviço, provando que ele realmente cumpre com o que prometeu e resolve o problema do consumidor.

Trata-se de um conteúdo da parte inferior do funil que descreve como a sua solução resolveu um problema real de um cliente, o que é de extrema ajuda para gerar conversões, pois a história de um cliente satisfeito é fundamental para o convencimento.

Disponibilize Infográficos

Infográficos são fáceis de entender, destacam dados importantes sobre algum tema e podem ajudar na criação ou no fortalecimento da autoridade da sua empresa se disponibilizados para uso.

Ao oferecê-los gratuitamente desde que a fonte seja creditada na legenda, o Google fornece ao site do seu negócio, pontos de autoridade, da mesma forma que acontece com a estratégia de Link Building.

use infográficos

Use infográficos ricos e úteis para seu público

Elabore conteúdos para fidelizar clientes

Uma das formas de se utilizar o marketing de conteúdo de forma estratégica, é criar conteúdos personalizados com foco na fidelização de clientes.

Por exemplo, se a sua empresa trabalha com vendas de imóveis, umas das alternativas é elaborar e-books e cartilhas focadas em quem vai adquirir o primeiro imóvel. Ofereça dicas sobre análise de contrato, avaliação do imóvel, otimização do espaço, leis e regras importantes que se referem a vivência no condomínio, etc.

monte e-books para fidelizar clientes

Elabore e-books para fidelizar clientes

Materiais como esse ajudam a empresa a se aproximar do público e alcançar mais pessoas, neutralizando a imagem de que o único objetivo da instituição é efetivar vendas.

Personalize o e-mail

Segundo uma pesquisa da eMarketer, 81% dos consumidores online que recebem e-mails baseado em hábitos de compra demonstrados anteriormente têm mais probabilidade de realizar outras compras no futuro.

Outra pesquisa, dessa vez da MarketingSherpa indica que 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

Portanto, o e-mail é uma importante ferramenta na estratégia de Marketing de Conteúdo. Gerar conteúdos relevantes e que levem o consumidor a realizar uma ação, podem ter um grande impacto nas vendas.

Se a sua empresa comercializa produtos, dê sugestões parecidas com os hábitos de compra do cliente, ofereça descontos, crie combos com outros produtos, ofereça condições especiais se ele realizar a compra de forma recorrente.

Caso seu negócio venda serviços, mantenha-o atualizado sobre assuntos de interesse dele, disponibilize ebooks, planilhas e explore outras dores que ele possa ter e forneça soluções.
Utilize CTAS

Os CTAS (Call To Action) ou “Chamada Para Ação” são muito importantes, pois ele leva o potencial cliente que está lendo o seu conteúdo a realizar uma ação (como contratar os seus serviços ou adquirir o seu produto) ou a conhecer mais a sua empresa, deixando o ciente do que você pode oferecer a ele.

Existem inúmeras maneiras de se utilizar CTAS, como:

  • Entre em contato;
  • Saiba mais;
  • Oferecer consultoria depois que alguém assistiu um vídeo demonstração;
  • Oferecer avaliação gratuita após uma determinada página ser visualizada;
  • Desconto de 20% por 1 hora.

Insira dados e pesquisas nos seus artigos

Criar um blog é primordial para qualquer empresa que deseja aplicar o Marketing de conteúdo de forma estratégica. Oferecer artigos ricos e otimizados com SEO, e que realmente forneçam informações valiosas é uma ótima maneira de alcançar um bom tráfego orgânico.

E para que os seus textos sejam ainda mais convincentes, utilize dados e pesquisas que ajudem a provar o seu argumento. Por exemplo, ao afirmar que fazer um planejamento financeiro é essencial, adicione dados que mostrem quantos brasileiros estão endividados e/ou quantos planejam o orçamento.

É claro que em alguns temas pode ser difícil encontrar pesquisas, principalmente recentes, neste caso, procure por afirmações de algum especialista na área, como entrevistas a jornais e revistas.

Categorias: Marketing

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