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Por definição inovação é uma metodologia de explorar, implementar novas ideias e soluções a partir da identificação de um problema. Quando penso em inovação logo me vem uma forte dupla à cabeça: Steve Jobs & Apple. Apesar de ótimos exemplos e base de aprendizagem é relevante buscar outras referências para que possa encarar inovação como processo aplicável à estrutura [atual] das agências, de empresas com ramo de negócio e porte distintos, e também do perfil de cada profissional que as compõem hoje em dia e, que muitas vezes vivem dentro de uma atmosfera caótica das grandes cidades ou de grandes bolsões empresariais.
O processo é um exercício que cada time poderá avaliar e conduzí-lo para um formato que melhor se enquadrem. Do geral, alguns itens importantes são:

Compreender,

O mercado, o cliente, a empresa, os concorrentes, as variáveis, as não variáveis, o início, meio e fim para que possa se abastecer de informações robustas que auxiliem no processo de entendimento.

 

Observar pessoas reais,

Não é raro que passemos a vida toda sem ter a oportunidade de observar como uma pessoa reage ao nosso produto. Seja ele qual for! Observar como ela compra, experimenta, admira, ignora, como fica exposto na vitrine em um ponto A ou em um ponto B, como segura a embalagem, como abre, como fecha, como leva até o estacionamento, até a bicicleta, até em casa ou sei lá! É essencial que sejamos observadores para gerar aprendizado e insights.

 

Visualizar,

Novos conceitos para o mundo! Novos conceitos para os clientes que usarão o produto. É o estágio do “De volta para o futuro” ou do filme “O demolidor”, clássicos futuristas que nos projetavam para um futuro tecnológico muito distante para a época, mas que hoje muito já se tornou realidade ou mesmo obsoleto.
Propor novos caminhos que facilite a vida de muitas pessoas em um futuro próximo ou mais adiante é se libertar a tal ponto de se tornar inovador.

 

Identificar o problema,

Pessoas reais fazem coisas reais e espontâneas, não agem conforme o que vem escrito em manuais de instruções! Faça produtos e utensílios para pessoas reais, solucione a realidade não o quadradinho dentro de uma caixa.

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Anotar tudo,

O momento de brainstorm é de imensa riqueza para o projeto e é importante que todos tenham em mente que nada deve ser descartado pois, confiando na capacidade do seu time, não há ideias chulas ou irrelevantes. Pense nisso porque é nosso impulso fazê-lo.

 

Ah! O chefe tem a mesma vez que todos demais,

…. no brainstorm. Aqui a troca de opiniões deve ser forma igualitária proporcionando que todos tenham oportunidade de contribuição sem a intervenção de mazelas hierárquicas e gerenciais favorecendo para que o momento seja produtivo, sincero e natural. Alcançado isso, um grande marco facilitador já está do seu lado. Também, elabore formatos criativos para a reunião, de questionários sínteses que possa ser conduzido em oratória por qualquer um (deixamos o chefe em background aqui). Dependendo das pessoas ou local de trabalho, iniciar uma reunião criativa com a fala de um chefe pode ser um limitador para nosso cérebro, cerceando linhas de raciocínio ou mesmo limitando-as.
Avaliar e aprimorar,
O bom é inimigo do ótimo! Qualquer produto pode sim já nascer bom ou muito bom, porém é importante instalar a cultura do aprimoramento e evolução. Todo e qualquer produto detém oportunidade de melhorias.

Protipar e implementar,

Hora de colocar na rua, testar, revisar, testar de novo, aprimorar e criar as definições de evolução do produto : )
Inovação é tema muito amplo e saboroso. Espero que tenham gostado dessas poucas linhas e até a próxima!

 

 

 

Por Aline Soares


Aline Soares é especialista SEO, Diretora Executiva e fundadora da Agência Canzar. Publicitária, apaixonada por inovação e novos produtos. Autora no blog desde 2010 compartilhando experiências e aprendizados em Digital Marketing, vividos em estratégias digitais de grandes empresas.

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Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

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