thumb do post logotipo ou logomarca

 

 

Quanta confusão com o logo, a logo…

O mais polêmico dos assuntos entre os profissionais de design, ou para nós jovens mortais que convivemos com eles chegou! Trouxemos algumas explicações que podem fazer sentido para você aplicar na vida. Nosso intuito é refletir e comentar cada versão, que historicamente são corretas e dotadas de significância, que veremos abaixo. Afinal, é um tal de Me envia sua logomarca pra cá, desenha um novo logo pra lá. Me manda o arquivo PSD do logotipo, da logo… ainnnn! Vamos lá!

Logomarca está certo?
Não! Já foi um dia, há quem use, mas acatando o glossário de verbetes ADG, seguido mundialmente pelo universo acadêmico, logomarca se tornou incorreto por ser uma redundância. Uma vez que “logo”, do grego, como “marca”, do germânico, querem dizer “significar”.

Então logotipo é o correto?
Bem, logotipo é a forma mais defendida e adotada pelos profissionais da área.  Mas a palavra em si tem significância a partir de 2 elementos distintos, que compõem o logo. “Logos” quer dizer significado, conceito em grego. Já “typos”, quer dizer símbolo ou figura. Assim, a palavra logotipo quer dizer “símbolo visível de um conceito”. Portanto, o conceito desenvolvido por um designer é o logo, e o símbolo gráfico feito a partir dele é o tipo. Tipo assim: é confuso né?

“O logo” e “a logo”
Referem-se respectivamente para os adeptos de cada versão, a encurtá-las. Para o time do logotipo, abrevia-se: o logo. Para os adeptos de logomarca: a logo.

Bem pessoal, escolha sua versão pois a polêmica continua. Eu fico com o logo, e até o próximo post.

 

 

 

Por Aline Soares


Aline Soares é especialista SEO, Diretora Executiva e fundadora da Agência Canzar. Publicitária, apaixonada por inovação e novos produtos. Autora no blog desde 2010 compartilhando experiências e aprendizados em Digital Marketing, vividos em estratégias digitais de grandes empresas.

Blog.Canzar é um blog sobre SEO com dicas sobre Otimização de site práticas para melhorar seu conhecimento. Search Engine Optimization (SEO) de modo fácil. Marketing Digital, User Experience (UX),  e muito mais. Curta nossa Fan Page, clique aqui!

Gosta de SEO?
Então confira esta entrevista realizada para o ITAÚ Mulher Empreendedora, portal referência e de enorme importância para o empreendedorismo feminino e que, Aline contribuiu com dicas e respostas sobre as principais dúvidas sobre SEO. Clique aqui para ler a matéria!


Aline Soares

Diretora Executiva / Especialista SEO at Canzar Aline Soares é Especialista SEO, Estrategista Digital, Publicitária, certificada Google Analytics, Google AdWords e especializações Google. Atua com produtos digitais com foco em performance, usabilidade e conversão. Diretora Executiva na Agência Canzar, empresa de SEO especializada em conversão e performance digital para negócios.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *